Sorriso

maio 26, 2017

Somos uma sociedade doente. Nem vou aqui discorrer acerca de questões relacionadas com violência de qualquer estirpe, questões políticas ou crises financeiras premeditadas. Não, não me cabe a mim - com apenas 26 anos e uma experiência de vida perfeitamente mundana - pronunciar-me acerca de questões maiores como essas. Talvez pudesse, talvez não, caber-vos-á, a vocês, leitores, ajuizar isso.

Vou falar de Amor, até o encontrar - apesar de o ter já encontrado.
Por que nos tornamos tão descrentes no que toca ao amor? Quando e como foi que nos tornamos tão desconfiados? Por que cerramos os lábios e não permitimos que aquele sorriso espontâneo escape? Deixem escapar os sorrisos. Existe coisa mais bonita do que um sorriso?
Existe um 'amo-te', um 'adoro-te', um 'gosto de ti' ou um 'preocupo-me contigo', mais sincero, do que um sorriso?
Sorrio porque me fazes feliz; sorrio porque existes: sorrio porque estás aqui comigo; sorrio porque estás ao meu lado; sorrio porque te lembraste de mim! Meu deus, no meio de todas estas pessoas, tu escolheste-me a mim e eu sou a pessoa mais sortuda do Mundo inteiro!, por isso sorrio!; sorrio porque um estranho/estranha me sorriu; um desconhecido foi gentil comigo; oh, que estranho! uma pessoa que nunca vi foi carinhosa comigo. Sim, falo mesmo de carinho! Existem gestos - sorrisos - com carinho dentro!
Hoje quero muitos sorrisos com carinho.

- Um sorriso, quente e com muito carinho, por favor!

Mas não. Não os deixamos chegar até ao seu destinatário, Parámos e contemos esse sorriso. Já repararam que custa quase tanto como suster a respiração? É tão anti-natura conter um sorriso! Então, não aprisionem os sorrisos!

Lembram-se de quando vos perguntei se existe algum 'amo-te', um 'adoro-te', um 'gosto de ti' ou um 'preocupo-me contigo', mais sincero, do que um sorriso? Pois, menti. E é com um sorriso no rosto que vos digo, meus amores, eu menti! Existe sim e está nos nossos olhos: nos meus, nos vossos, nos dos vossos amantes e amigos... Nada é mais verdadeiro do que o sorriso que damos com os nossos olhos.
Agora deixo-vos com esta pergunta - e não precisam de me responder a mim - quantas vezes já sorriram com o olhar? Quem vos fez sorrir com o olhar? Algum dia disseram a essa pessoa o quão especial ela é? Não? Nem sequer perceberam? Bem... então lamento informar-vos de que podem ter estado diante da vossa alma-gémea, do vosso melhor amigo, do vosso mentor e nem se deram conta. Um sorriso sincero é um bem raro. 

Outra coisa que aprendi foi que os sorrisos mais bonitos vêm daquelas pessoas que sorriem menos. Talvez haja muito sofrimento por detrás daqueles rostos. Talvez se tenham cansado de sofrer e fingir que está tudo bem. E sabem o que isso significa? Que são lutadores, que são pessoas fortes e lindas, que são transparentes e não usam máscaras. Aproximem-se deles, dêem-lhes um abraço (apertado) e por favor não os deixem escapar! Guardem-nos na vossa vida e no cantinho mais especial do vosso coração, porque pessoas assim são difíceis de encontrar e, quem sabe, talvez exista somente uma para cada um de nós.

You Might Also Like

2 comentários